COACH LITERÁRIO

O ORIENTADOR LITERÁRIO é um profissional que acompanha, ensina e participa de todo processo de criação de um livro. Um profissional técnico, especializado em criação, um professor de escrita e um parceiro, ao mesmo tempo. Experimente, é terapêutico e libertador. Perpetue as histórias que só você tem para contar.

AS FANTÁSTICAS POSSIBILIDADES DA EVOLUÇÃO HUMANA

 

        A evolução é um espetáculo fantástico. e está aí, evidente para quem consegue vê-la em suas interessantes e espetaculares manifestações e produtos.

A ciência avança trazendo soluções nunca antes imaginadas. As terapias psicológicas, finalmente, começam a alcançar a efetividade sonhada por seus idealizadores e importantes precursores, trazendo um novo alento à atormentada mente humana.

Se Freud fosse vivo, estaria maravilhado com o que as terapias mentais conseguem realizar atualmente. O avanço foi fantástico. Terapias surgidas após o advento da captação de imagens do funcionamento do cérebro em tempo real, conseguem ver, entender, interferir e modificar sinapses cerebrais. Somados aos avanços e descobertas ocorridas nas pesquisas farmacológicas, já é possível interferir nos estados mentais indesejados que sempre trouxeram tanto sofrimento a alma humana.

A evolução trouxe também, reflexões sobre aplicações práticas do pensamento filosófico para facilitar decisões cotidianas e para entender melhor à natureza humana. Filósofos contemporâneos, como Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal, Clóvis de Barros Filho e Luís Felipe Pondé, estão traduzindo e divulgando o pensamento dos grandes filósofos da humanidade para a linguagem coloquial e nos mostrando como aplicar essas sabedorias milenares para oferecer soluções simples para nossas decisões cotidianas. Impulsionando a disseminação de conceitos elevados e nobres como a empatia, a equidade, a ética, e a aceitação universal das diferenças culturais, raciais e religiosas.

 Enfim, parece que a humanidade está encontrando seu caminho rumo a um entendimento, compreensão e respeito pelo direito de cada indivíduo viver sua própria vida do jeito que desejar.

Reforçando essa expansão do conhecimento, está a internet, a World Wild Web, que nos permite obter informações sobre toda cultura humana produzida até hoje com uma simples e ultrarrápida pesquisa no Google, acessível a partir de qualquer um dos bilhões de telefones celulares existentes ao redor do mundo.

O advento da Internet, que aumenta a cada dia, exponencialmente a velocidade da comunicação, a troca de informações e a rapidez com que se pode dispor de qualquer conhecimento desejado, catapultou a evolução humana a um nível extraordinário e estamos vivendo o despertar de uma nova era iluminada para a humanidade.

Essa evolução alcança todas as áreas; engenharia, medicina, física, química, astronomia e abrange todo conhecimento humano. E não é só na tecnologia e nas ciências que a evolução se faz presente, é na modificação das relações sociais que ela atinge a todos os seres humanos ou, pelo menos, almeja atingir.

Esse simples desejo de oferecer e disponibilizar, universalmente, os benefícios alcançados, já é em si, uma grande evolução no sentido de nos humanizarmos cada vez mais através da empatia e da justiça social. Esse é o maior ganho de todos.

A evolução humana não acontece, paulatinamente, dia a dia, como imaginamos. Ela acontece aos soluços, às vezes imperceptível até estar totalmente estabelecida. Outras vezes, vomitadas violentamente por acontecimentos, geralmente trágicos, como guerras ou desastres naturais.

Só uma coisa é mais importante que o conhecimento, a imaginação. E, quanto mais conhecimento a gente tem, mais alto voa a nossa imaginação, e é nesse vôo, que vislumbramos coisas nunca antes possíveis. E assim, criamos um círculo virtuoso que se autoalimenta.

Quanto mais o cidadão comum estiver ciente de que o seu telefone celular, que ele carrega para onde vai, o habilita a expandir seu conhecimento o quanto ele quiser, mais brilhante será o futuro.

O conhecimento precisa entrar em moda. A curiosidade precisa ser incentivada. As pesquisas devem ser financiadas e estimuladas. Estudar tem que ter outro sentido, um sentido prazeroso de conquista, de progresso e de realização através do conhecimento obtido, que terá como consequência direta a melhora da nossa qualidade de vida.

Se cada um dedicar apenas meia horinha de seu tempo para ler, com atenção, qualquer texto que lhe atraia, a evolução global será gigante e ainda mais rápida.

Hoje, essa possibilidade está na palma das mãos da maioria dos cidadãos urbanos, em seus telefones celulares, onde todo o conhecimento produzido pela humanidade pode ser acessado com apenas um toque do dedo.

Como se fosse... um passe de mágica!

– Edmir Saint-Clair

Para comprar clique aqui

___________________________________--------_______________________________

Gostou?  👇  Compartilhe com seus amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS