Era uma vez um planeta triste no qual morava um homem muito alegre que adorava inventar coisas. Numa certa manhã, sem motivo algum, ele resolveu inventar que dali a 7 dias, a partir daquele dia, tudo ia mudar à meia-noite.
- Por quê? perguntaram todos.
- Porque mudar é sempre bom, respondeu ele
E conseguia convencer mais gente a cada esquina, pessoas que não só passavam a acreditar, como começavam a falar para todos que encontravam, que uma grande festa tinha que acontecer para que todos no planeta resgatassem a alegria perdida.
Porque não? Pensavam todos. Verdade ou não, mal não faria.
E a ideia foi se disseminando de uma forma viral, crescendo em progressão exponencial, como nunca se vira antes naquele mundo triste.
As comunicações digitais sem fronteiras daquela civilização altamente desenvolvida, logo incluíram todo planeta triste na divulgação daquela ideiaque, àquela altura, já havia se transformado num movimento planetário.
A coisa toda era muito simples: a partir do final do por do sol, e durante toda a noite até o nascer do sol seguinte, todas as pessoas do planete deveriam sair de casa com suas melhores roupas, deveriam cumprimentar todos que cruzassem seus caminhos. Mesmo que nunca tivesse visto aquela pessoa antes. E assim foi feito.
E, durante toda a noite, cada ser daquele planeta triste ofereceu e recebeu sorrisos e cumprimentos de quem nunca havia visto antes.
As consequências imediatas foram as gentilezas
mútuas que se seguiram. Com o passar das horas ninguém se contentava mais em dar apenas um sorriso ou fazer apenas uma gentileza. E toda a população daquele planeta triste se embriagou de sorrisos, gentilezas,
elogios, agradecimentos e de tudo que provocasse o sorriso e a felicidade alheia. Se embriagaram de bondades, cada um mais sorridente e gentil que o outro. E extrapolaram no melhor sentido possível, incluindo espontaneamente parentes, amigos, conhecidos e todos que lhes cruzassem o caminho.
Foi a maior festa que já havia acontecido na história daquela civilização.
A noite acabou e o dia seguinte nasceu diferente de todos os anteriores na história daqueles seres.
Aquela invenção havia gerado uma explosão de alegria e de empatia que jamais acontecera e fez cada indivíduo dar um
sorriso que não daria e ser mais gentil do que, normalmente, seria. E as consequências foram todas.
A partir daquela noite, e em todos os dias que se seguiram, a vida naquele planeta não foi mais triste.
- Edmir Saint-Clair
Nenhum comentário:
Postar um comentário